Arrow

Últimas Notícias

Acúmulo de leite pode provocar inflamação da mama, diz especialista.

Acúmulo de leite pode provocar inflamação da mama, diz especialista.


Na semana passada começou a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A campanha visou mobilizar a população de mais de 170 países sobre a importância do leite materno nos primeiros anos de vida do bebê.
Embora seja uma prática milenar, a amamentação ainda gera muitas dúvidas e é rodeada de mitos. Por isso, a enfermeira obstetra Kelly P. Coca esclarece os pontos mais polêmicos sobre o tema.
A mulher costuma sentir dor durante a amamentação?
A dor pode ocorrer e é muito frequente na primeira semana pós-parto. Mulheres que amamentam pela primeira vez costumam relatar leve desconforto, mas que “some” em poucos segundos. No entanto, não é normal sentir dor, alerta a enfermeira obstetra.
- A dor pode ser sinal de que algo está errado, como o posicionamento inadequado da criança, que pode ocasionar machucados nos mamilos.
A especialista reforça que se o desconforto passar de uma intensida de moderada para intensa é importante fazer uma avaliação com o médico.
Tomar sol evita machucados no peito?
O sol ajuda na prevenção de fissuras, mas alguns cuidados devem ser tomados pela mãe.
- A exposição deve durar de 10 a 15 minutos diariamente em horários recomendados, ou seja, antes das 10h e após às 17h.
Amamentar deixa o peito caído?
Não há relação entre amamentação e flacidez, garante a enfermeira Kelly P. Coca. O peito não costuma ficar flácido durante a amamentação, pelo contrário, a mama fica endurecida e pesada devido à produção de leite. Para proporcionar conforto e evitar empedramento, Kelly recomenda o uso de sutiã de sustentação. Segundo ela, a mama volta à condição normal depois que ocorre o desmame.
Esfregar o bico do seio com bucha vegetal ajuda a engrossar a pele e evita rachaduras?
Segundo Kelly, não existem estudos que comprovem que usar bucha deixa esta região do seio mais resistente, já que o corpo da mulher se prepara naturalmente para a gestação.
- Durante a gestação há um aumento e escurecimento da região do mamilo e aréola, preparo natural para a amamentação.
Sabonete retira a oleosidade da pele?
A enfermeira explica que é necessário evitar o uso do sabonete diretamente na região do mamilo e aréola, mas que caso haja contato não é preciso entrar em pânico.
- A natureza novamente propicia a produção de uma oleosidade na região para preparar a mama para a amamentação.
Devo fazer movimentos de ordenha para estimular a produção de leite?
Durante a gestação não há necessidade de estimular a mama por que a “descida” do leite ocorre naturalmente, explica Kelly.
- A produção de leite inicia-se à partir de 48 ou 72 horas após o parto. Antes desse período, a mulher produz o chamado colostro.
O acúmulo de leite pode causar mastite?
A mastite é a inflamação das glândulas mamárias. Segundo a enfermeira, a maneira de evitar essa inflamação é não permitir o acúmulo de leite por meio de massagens ou extração até o alívio da dor.
Devo amamentar de hora em hora para o leite não empedrar?
A enfermeira ensi na que é importante esta belecer com o bebê o intervalo de mamadas que ele desejar.
- A mama irá controlar a produção de leite pelo estímulo do bebê. Lembrando sempre de verificar a mama após a amamentação para identificar se há algum ponto de dor. Neste caso, recomenda-se realizar a massagem e a extração do leite até atingir o conforto. Com isso, a produção de leite normaliza rapidamente.
A manteiga pode ser usada para tratar as rachaduras dos mamilos?  Mito.
Neste caso, é importante usar apenas os produtos indicados pelo especialista. O uso indiscriminado de alguns produtos pode piorar a rachadura e até aumentar as chances de infecção. Dependendo do caso, Kelly diz que é possível aplicar no local lanolina 100% natural.
Bolsa de água quente ajuda a desempedrar o leite?
Para a especialista, o ideal é realizar massagens e, quando necessário, retirar o excesso de leite.
-  A compressa com água fria pode ajudar nos casos de dor intensa e inflamação. Tal indicação deve ser feita sempre por especialista, pois, o uso sem orientação pode piorar o quadro.

Compartilhe!

Leia outras notícias

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Connect-se!

Páginas Visitadas