Arrow

Últimas Notícias

Altas temperaturas. Governo Chinês irá gastar 32 milhões de dólares com chuva artificial.


Altas temperaturas. Governo Chinês irá gastar 32 milhões de dólares com chuva artificial.

Trinta e uma pessoas morreram no leste da China desde julho devido a uma onda de calor que atingiu as temperaturas mais altas dos últimos 140 anos. Forte seca que afeta cerca de seis milhões de pessoas será aliviada por chuva artificial.

As autoridades da província de Zhejiang, no leste da China, revelaram que 15 pessoas morreram devido ao calor desde o início de agosto.

Na vizinha Xangai, onde na quarta-feira foram registados 41 graus Celsius, foi noticiada a morte de 10 pessoas em julho, devido ao calor.

Outras seis pessoas morreram pelo mesmo motivo noutras cidades do interior da China - três na província de Hunan e outras três no município de Chongqing.

Zhejiang, uma das zonas mais afetadas pela onda de calor, está há 37 dias consecutivos com temperaturas acima dos 35ºC, e numa das localidades - Fenghua -, os termómetros chegaram a atingir os 43,5ºC, um valor bem à cima do normal na China, destacou a agência Xinhua.

Os meteorologistas atribuem a onda de calor ao aquecimento global, mas também a uma pouco habitual pressão atmosférica subtropical que também fez com que neste verão a China tivesse menos tufões.

Os peritos estimam que as altas temperaturas se mantenham na próxima semana, e que baixem na segunda quinzena deste mês.

O calor está sendo agravado por uma forte seca que afeta cerca de seis milhões de pessoas na mesma região oriental.

O Governo anunciou, na quinta-feira, que vai tentar aliviar a seca com chuva artificial, medida para a qual o Ministério das Finanças reservou uma verba de 32 milhões de dólares (73,22 milhões de Reais).



Fonte: JN.pt

Compartilhe!

Leia outras notícias

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Connect-se!

Páginas Visitadas