Arrow

Últimas Notícias

Nova empresa no mercado de smart-phones, NewKia, é constituída por ex-funcionários da Nokia.

Nova empresa no mercado de smart-phones, NewKia, é constituída por ex-funcionários da Nokia.

Poucos dias se passaram desde que a Microsoft comprou a divisão de dispositivos móveis da Nokia, patentes e alguns serviços da companhia finlandesa, enterrando assim a possibilidade de um dia a empresa construir um smartphone com o sistema operacional móvel Android.
Que a Nokia teria um outro futuro se tivesse adotado o Android que não fosse parar nas mãos da Microsoft por um preço irrisório, ninguém tem dúvidas disso. Mas nem tudo está perdido. Ex-funcionários da Nokia se reuniram para fundar uma nova empresa que foi inspirada na companhia de origem e foi batizada de Newkia. O presidente da nova companhia é Thomeas Zilliacus, que foi empregado na fábrica de smartphones finlandesa durante 15 anos. Zilliacus revelou os planos da empresa em uma entrevista concedida ao portal ZDNet.
O executivo afirmou que ex-funcionários da Nokia estariam interessados em se juntar à Newkia e produzir smartphones Android. "O que a Newkia quer fazer é usar o know-how Nokia, tecnologia e design para construir os melhores smartphones do mundo, mas rodando Android", disse Zilliacus.
O atual presidente da Newkia não poupou críticas à falecida Nokia. Segundo Zilliacus, “eles pensaram que poderiam ganhar sempre. Eles não perceberam que o mercado mudou e os consumidores queriam coisas diferentes como a tecnologia avançada”. Na conversa com o site ZDNet, Zilliakusc afirmou que em 2003, os funcionários teriam mostrado um protótipo nos moldes do iPhone, que foi rejeitado pela direção da empresa, que achou que o mercado não estava preparado para o dispositivo.
Ziliacus acredita que a Newkia não precisará ter fábricas próprias, segundo ele, "o mundo mudou muito nos últimos anos na fabricação e distribuição de telefones celulares. Você não precisa mais de suas próprias fábricas como a Nokia fez e você pode rapidamente atingir cotas de mercado bastante significativas com o produto e conceito de direito". Para ilustrar sua afirmação, Zilliacus citou o exemplo da chinesa Xiaomi, que em pouco mais de um ano ultrapassou a Apple no disputado mercado chinês.

Mesmo com sede em Singapura, a equipe de criação e desenvolvimento estará fincada em solo finlandês. As operações da Newkia começarão no concorrido e lucrativo mercado asiático, mas o presidente da empresa não descarta a expansão da empresa para outros mercados, com possibilidades de lançamentos nos EUA. 



Fonte: Mobile Expert

Compartilhe!

Leia outras notícias

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Connect-se!

Páginas Visitadas