Arrow

Últimas Notícias

Doze invenções que impulsionaram a vida do homem moderno.

Doze invenções que impulsionaram a vida do homem moderno.

Doze ícones do desenho industrial dos últimos cem anos incluem a Vespa, o primeiro computador Macintosh e o Airbus A380. Da lista fazem parte tanto o Ford T de Henry Ford quanto o iPod de Steve Jobs. 


Os símbolos do desenho industrial mundial foram relacionados por alguns dos maiores especialistas no assunto no mundo, a pedido da rede CNN. A escolha foi feita a propósito do Dia Mundial do Design, comemorado neste sábado, 29.
 
Os produtos transformaram a vida das pessoas e mudaram os rumos da economia. Alguns deixaram a vida bem mais interesante, mas um item da lista provoca polêmica: o rifle AK-47, indicado pelo designer Marcus Fairs. A arma conhecida pelo nome do seu criador, o russo Kalashnikov, é um sucesso desde que chegou ao mercado,  em 1947, mas há dúvidas se a invenção melhorou ou piorou a vida na face da terra.
Entre os especialistas consultados está Gianfranco Zaccai, fundador, presidente e chefe de design da Continuum, uma consultoria internacional de design. 


Zaccai e sua equipe escolheram os produtos que viraram ícones do desenho industrial, e que contribuíram para o sucesso de marcas como Reebok, American Express, PepsiCo e Samsung.



Segundo o especialista, existem três princípios básicos que definem o bom design:

1. Empatia: a percepção de que o produto não foi desenhado para o fabricante, mas para os consumidores. O desenhista precisa entrar na vida das pessoas que irão utilizá-lo.


2. Pragmatismo: o fabricante deve levar em conta os requisitos de desempenho, rentabilidade e viabilidade de produção, aspectos possíveis de se quantificar.



3. Paixão: "Pense em uma refeição inesquecível que você experimentou. Lembre-se de que não são apenas os ingredientes que a tornam grande, mas sim a criatividade e sensibilidade do cozinheiro que o torna especial", explicou Zaccai.



Segundo o consultor, a empresa que almeja o bom design precisa contratar profissionais realmente bons, talentosos e que pensam de forma holística sobre a compreensão da vida das pessoas. E que sejam capazes de resolver os problemas de uma forma racional e emocional.



Segundo ele, o design não é uma ciência e nem uma arte, mas um pouco das duas coisas. "O design trata de como identificar as reais necessidades e desejos dos consumidores e como resolver problemas e conectar as pessoas emocionalmente. E uma forma de fazer a diferença positiva na vida. O bom design é funcional, divertido, agradável, inspirador e sustentável".


Fonte: Site Estadao

Compartilhe!

Leia outras notícias

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Connect-se!

Páginas Visitadas